back
05 / 06
bird bird

#281 “Mero” Cristianismo

May 13, 2015
Q

Caro Dr. Craig, primeiro de tudo eu quero agradecer a você por reforçar a minha fé cristã e estar confiante sobre o nosso Senhor nestes tempos difíceis seculares. Eu sou um cristão ortodoxo grego, ex-católico (ainda em conflito pessoal entre os dois). Há anos que eu venho observando seus debates contra os ateus, e você é, com certeza, um instrumento de Deus nestes tempos de cristofobia geral. Agora que seus livros estão chegando ao Brasil, em português, eu tive o privilégio de comprar dois já. Embora eu não concorde com algumas das suas posições protestantes, como a natureza dos irmãos de Cristo (o que faz com que o argumento de Tiago seja estranho para mim), uma coisa me chamou a atenção na leitura do On Guard [Em Guarda]: você usou os países em crise para dar exemplo de como o cristianismo cresce tempos difíceis. Mas você usou como exemplos El Salvador e Etiópia, dois países historicamente cristãos! El Salvador, país um católico-cristão e Etiópia, com sua cultura histórica oriental ortodoxa. Por favor, dê um pouco de atenção para não simplificar o cristianismo para o evangelicalismo protestante; porque você é uma fortaleza, não só para os protestantes: o cristianismo em geral está na necessidade de líderes como você neste mundo cético, cínico e secular! Eu mesmo estou o tempo todo na defensiva, já que a maioria da minha família (tios, primos, etc), originalmente católicos, tornaram-se agnósticos, ateus, muçulmanos sufis, espíritas kardecistas [...] e eles não me dão descanso, nem mesmo em reunião de família no Natal! Um dos meus tios, um velho italiano muito culto e estudado, diz que o cristianismo é uma blasfêmia porque você não pode simplesmente dizer que um ser humano é Deus; mas, o pior de tudo: ele diz que Jesus não só sobreviveu, mas foi para a Caxemira e ele mesmo viajou para lá, para Roza Balem Srinagar para ver o túmulo de "Jesus", e realmente acredita nas mentiras de Nicolas Notovitch. É simplesmente inacreditável como as pessoas hoje em dia, mesmo cultas e estudadas, acreditam em qualquer tipo de sensacionalismo a respeito de Cristo. Nem mesmo os videogames estão nos dando descanso, como a série o Credo do assassino.

Finalmente, a minha pergunta: o seu argumento para o particularismo não poderia ser utilizado para apoiar o sectarismo cristão, como ortodoxos ou católicos, que dizem que são a única igreja verdadeira? Ou até mesmo pelas mais de 30.000 denominações protestantes?

Obrigado por iluminar a fé de tantos cristãos em todo o mundo, e desculpe pelo inglês* ruim!

Otavio

Brasil

  • Brazil

Dr. Craig

Dr. craig’s response


A [

Obrigado, Otavio, pelas suas observações e admoestação! Eu não posso te dizer como estou emocionado em ver o Senhor usando o nosso trabalho na vida das pessoas em todas as confissões cristãs em vários países como o Brasil. Eu fiz como meu objetivo ser um porta-voz para o que C. S. Lewis chamou Mero Cristianismo, ou seja, as doutrinas fundamentais da fé cristã, afirmadas por todas as grandes confissões cristãs, sejam católicas, ortodoxas, protestantes, ou coptas.

Ao mesmo tempo, eu tenho visões próprias sobre as doutrinas que não são universalmente reconhecidas e em minhas palestras nas classes Defenders, meu procedimento típico para lidar com uma doutrina particular é dar a interpretação da doutrina a partir de diferentes perspectivas confessionais e, em seguida, fornecer no final minha própria avaliação da formulação correta.

Estou convencido de que o protestantismo evangélico é o mais próximo ao cristianismo do Novo Testamento e, por isso, eu sou entusiasticamente evangélico (amplamente Wesliano) em minha teologia. Por esta razão, sinto-me encorajado quando eu leio em um manual de missões, como Operation World [Operação Mundo], do crescimento da fé evangélica em diferentes países ao redor do mundo, incluindo países ortodoxos e católicos (e países comunistas como a China, o que eu também mencionei). A partir de sua carta eu sei que você percebe que o que é considerado catolicismo em muitos países latino-americanos muitas vezes é apenas um fino verniz cultural de Cristo-paganismo. Assim, quando lemos sobre o crescimento do cristianismo evangélico em El Salvador, Chile, ou Brasil, isto é motivo de regozijo. Eu percebo que o que é considerado cristianismo evangélico em determinados países é também, infelizmente, às vezes uma mistura sincrética do cristianismo com o espiritismo ou paganismo, e, portanto, até mesmo as estatísticas sobre o crescimento do evangelicalismo em alguns países sul-americanos e africanos tem de ser visto com cautela. Ainda assim, um avivamento mundial e derramamento do Espírito Santo parece estar ocorrendo em nossos dias, embora as pessoas no Ocidente muitas vezes não tenham ideia disso.

Quanto à sua pergunta, é claro, qualquer outra fé particularista, o Islã, por exemplo, poderia adaptar a minha defesa de particularismo cristão para defender a sua visão contra o pluralismo religioso. Isso não é problemático. A minha defesa do particularismo cristão é contra objeções por parte do pluralismo religioso; não é um argumento positivo para a verdade do cristianismo. Assim, um particularista religioso de qualquer tipo pode adaptá-lo como uma defesa de suas reivindicações contra a crítica que emana do pluralismo religioso. Ele não estabelece a verdade de qualquer fé particular; isso só mostra que a fé não é derrotada por acusações que vêm do pluralismo religioso.



*Carta traduzida do inglês.

- William Lane Craig