back
05 / 06
bird bird

#327 Apaixonado por uma Não-Cristã

May 16, 2015
Q

Caro Dr. Craig,

Tenho sido cristão toda a minha vida, e seus vídeos do YouTube têm sido muito úteis para a minha fé. Mas eu tenho um problema. Eu me apaixonei por uma descrente. Eu li em seu site que se eu fosse me casar com ela, seria um pecado. Desde então, tenho me preocupado muito em ir para o inferno porque a amo. Mas nós já conversamos sobre isso, e ela diz que se converteria a qualquer religião para estar comigo. Essa é a questão principal aqui. Mesmo se ela se converter, eu sinto que ela está fazendo isso apenas por mim, embora ela diga que quer fazer isso. Então, minha pergunta é esta: se ela se converter, como eu poderia ter certeza de que ela realmente acredita no cristianismo? E como (se possível) eu poderia ajudá-la a conhecer a Deus como eu o conheço?

Qualquer conselho seria muito apreciado, Dr. Craig

Shane

Estados Unidos

  • United States

Dr. Craig

Dr. craig’s response


A [

Quando comecei a ler a sua pergunta, Shane, eu pensei: "Ele não tem nada para se preocupar! Ela está pronta para se tornar uma cristã, e a sinceridade de seu compromisso é entre ela e Deus." Mas, quanto mais eu pensava nisso, mais eu pensava que você, de fato, enfrenta uma situação bastante difícil.

Esqueça ir para o inferno. O que você deveria se preocupar, em vez disso, é arruinar sua vida ao se casar com alguém que é descrente e, portanto, não fazer a vontade de Deus para sua vida. Você não quer sair fora da trajetória que Deus tem em mente para você, e assim perder tudo o que Ele tem guardado para você.

Mas, alguém vai dizer, ela está pronta para abraçar a Cristo como seu Senhor e Salvador! Nenhum de nós pode ter certeza que a pessoa com quem nós casamos vai perseverar na fé, então nós confiamos no Senhor quando oramos por nosso cônjuge e tentamos ser o marido ou a esposa que Deus nos chama a ser. Então, qual é o problema?

Bem, o problema é que, neste caso, os motivos dela para se tornar cristã não parecem ser que ela tenha se apaixonado por Cristo, mas que ela se apaixonou por você! Uma pessoa que diz que "iria se converter a qualquer religião" para estar com você revela que ela não compreendeu que o cristianismo faz reivindicações objetivas verdadeiras sobre a realidade. Ela parece pensar em abraçar uma religião semelhante a seguir uma moda: você pode mudar modas sem preocupação com a verdade. Uma mulher assim ainda não chegou no ponto em que ela pode ser confiável. Pois ela parece disposta a dizer ou fazer o que for preciso para obter o objeto de seu desejo.

O medo é que, conforme o tempo passa, e as inevitáveis dificuldades do casamento e da família assolarem vocês, o compromisso dela com Cristo possa definhar porque não foi baseado sobre as crenças na verdade do cristianismo, mas em sua utilidade. Se o compromisso dela diminuir, pense nas dificuldades que ocasionará quando se tratar de criar seus filhos como crentes! Pense no dilema entre vocês!

Agora, eu não estou dizendo que a disponibilidade dela para colocar a sua fé em Cristo não é sincera. Vamos esperar que seja sincera. Mas você precisa esperar até que ela tenha feito tal compromisso e você veja o fruto do Espírito Santo produzido em sua vida. Você precisa ter uma conversa honesta com ela sobre quão errado é dizer que poderia se converter a qualquer religião por amor a outra pessoa. Você precisa esperar até que você tenha a prova positiva de que ela tenha se apaixonado por Cristo por causa dele, e não por causa de você, e quer que toda a sua vida seja vivida em obediência a ele como Senhor.

Veja se ela se envolve em uma igreja e seja batizada, participe de um grupo de discipulado com outras jovens, e tenha uma vida devocional pessoal significativa. Você deve ser capaz de discernir do que ela compartilha com você sobre o que o Senhor está ensinando a ela, e como Ele está trabalhando em sua vida se o seu compromisso é autêntico.

A dificuldade, Shane, é que enquanto isso você está em perigo de se conectar emocionalmente de forma inextricável com ela, de forma que o seu amor por ela irá seduzi-lo a fazer algo que sua mente lhe diz para não fazer. Então, você precisa criar algum espaço emocional entre você e ela enquanto você espera para ver se o compromisso dela com Cristo é genuíno. Vamos esperar e orar para que seja e que vocês sejam a vontade de Deus um para o outro.

- William Lane Craig